Receitas Especiais

 

SOPA CREME DE COUVE-FLOR (CRÈME DU BARRY)

 

 

tomar uma sopinha assistindo a um bom filme no sofá. Esta sopa deliciosa e levíssima (garanto que ela se encaixa em qualquer dieta de baixa-caloria, viu?) é conhecida como Crème Du Barry na França, e recebeu esse nome em homenagem à condessa Du Barry, amante do Rei Luis XV. Vale registrar que era um costume da época batizar novidades gastronômicas com o nome de membros da realeza e figuras públicas de uma forma geral. O termo “Du Barry”, por exemplo, é associado até hoje a este e outros pratos franceses à base de couve-flor.

A bela condessa teve um fim trágico, sendo guilhotinada juntamente com muitos outros aristocratas durante a Revolução Francesa, mas esta e outras receitas com o nome “Du Barry” continuam fazendo sucesso na França e nos mais variados cantos do mundo. O Creme Du Barry é uma receita surpreendentemente fácil e elegante, ideal para ser servida como entrada ou aquecer uma despretensiosa noite de outono/inverno à frente da TV – não por acaso se tornou mais um dos “hits” da minha cozinha.


Receita

SOPA CREME DE COUVE-FLOR (CRÈME DU BARRY)
(Rende quatro porções)

Ingredientes:
 

1 couve-flor pequena separada em buquês
1 cebola picada
500 ml de água
800 ml de leite
Sal
Noz-Moscada
Pimenta
Azeite ou óleo perfumado com trufas
Queijo parmesão ralado
Cebolinha e/ou salsinha para decorar
 

Preparo:
Em uma panela, cozinhar a couve flor e a cebola na água com metade do leite. Depois que estiver macia, desligar o fogo e temperar. Bater no liquidificador e levar de volta à pela para corrigir o tempero, acrescentando mais leite se for necessário. No momento de servir, pingar gotas de azeite ou óleo perfumado e acrescentar queijo ralado e cebolinha e/ou salsinha picada. Obs: No verão, a sopa pode ser servida fria.
 
 

 Escondidinho de Carne Seca

 

Escondidinho

 



Tipo de Culinária: Sudeste
Categoria: Pratos Principais
Subcategorias: Carnes
Rendimento: 4 porções
Surpreenda sua família com este escondidinho de carne seca. É uma receita simples e deliciosa que serve para qualquer ocasião.

Ingredientes

500 gr de carne seca
1 kg de mandioca
1/2 unidade(s) de cebola ralada(s)
quanto baste de cheiro-verde
1 copo(s) de requeijão
quanto baste de Azeite

quanto baste de leite
quanto baste de manteiga Mococa
quanto baste de sal
 

Modo de preparo

  De véspera coloque a carne seca de molho e vá trocando a água para tirar o sal. Cozinhe a carne seca e depois de cozida, retire a gordura e desfie em pedaços médios, reserve. cozinhe a mandiocaver vídeo até que fique bem macia. Faça um purê com pouco leite (para ressaltar o gosto da mandioca), manteiga e sal. Em uma panela, refogue a cebola no azeite. Adicione a carne seca e a salsa e cebolinha, deixe apurar um pouco. Em um pirex coloque o purê de aipim, por cima a carne seca e cubra com um copo de requeijão. Leve ao forno quente rapidamente para derreter o requeijão.
 

Fotos por: Douglas Tadeu Aby Saber Filho

Matéria assinada por:
Chef Rodrigo Anunciato
Formado em gastronomia pelo Senac e Professor de Gastronomia na Universidade Católica de Santos.

Fonte: https://cybercook.terra.com.br/escondidinho.html?codigo=1757